Audiência Pública na Assembléia Legislativa

maio 14, 2008 marcellanunes

No mês de Abril realizou-se uma Audiência Pública na Assembléia Legislativa cuja pauta foi a questão da realização de concursos públicos na área de Biblioteconomia.Fizeram parte da digamos assim comissão que presidia a audiência o Dep. Artur Bruno,o Dep. Adail Barreto, a Presidente da Associação de Bibliotecários do Ceará Terezina Vieira, o Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, um representante da Secretaria de Educação de Fortaleza e o secretário da cultura Aldo Filho.

O objetivo desse evento era achar soluções plausíveis com relação aos concursos em nossa já que só houve um único concurso no ano de 1990 na UECE. Durante o decorrer do acontecimento deu-se ênfase aos absurdos que ocorrem no estado do Ceará com relação a categoria já que no mesmo só existem 2 bibliotecários. Então me vem uma pergunta: É possível que somente esses 2 profissionais deêm conta de milhares de escolas? Creio que não. Isso acontece também na Prefeitura onde só existem 4 biliotecários, um número vergonhoso já que a quantidade de bibliotecas existentes no municipío é grande. É praticamente impossível que essas pessoas consigam visitar todas as escolas, elas levariam mais de dois abos para conseguir tal façanha.

Um outro assunto que se discutiu e que eu considero importante é o fato de que em apenas 1,4% das Bibliotecas brasileiras existir um profissional bibliotecário responsável por elas. Como exemplos disso podemos citar a Universidade Vale do Acaraú (UVA), a própria Biblioteca da Assembléia e a Biblioteca da Câmara.

Considero esses 1,4% um dado até mesmo alarmante, acho que deve haver uma maior mobilização da classe e isso não só em âmbito local mas em âmbito nacional mesmo.

Confesso que fiquei muito decepcionada ao chegar a Assembléia e ver que o número de estudantes presentes não era tão siginificativo,ou seja, os maiores interessados no assunto não estavam presentes em número expressivo.

Em um sentido geral essa audiência pode ser considerada como uma primeira iniciativa para que em um futuro mais próximo nós possamos ver essas questões pelo menos amenizadas já que se depender dos nossos governantes isso será apenas um sonho distante. Torço para que as propostas apresentadas neste local sejam em parte cumpridas e não passem apenas de promessas.

Entry Filed under: Sem-categoria

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Agenda

maio 2008
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Most Recent Posts